terça-feira, 13 de setembro de 2011

Frustração

Olá queridos seguidores e amados leitores,

Hoje vou falar sobre a frustração. Quando ouvimos ou lemos essa palavra, já enche o coração de tristeza   e dependendo do volume interno desse sentimento, nos enche os olhos.

Uma fonte define assim: "Frustração é uma emoção que ocorre nas situações onde algo obstrui o alcance de um almejo pessoal. Quanto mais importante for o objetivo, maior será a frustração. É comparável à raiva.
As fontes da frustração podem ser internas ou externas. As fontes internas da frustração envolvem deficiências pessoais como falta de confiança ou medo de situações sociais que impedem uma pessoa de alcançar uma meta; causas externas da frustração, por outro lado, envolvem condições fora do controle da pessoa, tais como uma estrada bloqueada ou falta de dinheiro, por exemplo."

A maioria das vezes, quando queremos muito alcançar um objetivo, nos dedicamos de tal forma a esgotar as armas, forças e todos os caminhos possíveis para cumprir nossa meta. Conseguimos. Ao analisar o histórico dessa luta, não faríamos novamente por pura preguiça. Não é assim?

Agora reflitam comigo: imagina conquistar algo grandioso; realizar um sonho há muito sonhado; medir litros de suor na dedicação de um projeto super importante para sua jornada e pronto... Que felicidade seria! Mas... nada disso aconteceu, suas forças foram em vão, sua dedicação sem valor e seu tempo perdido. Frustração.

Somos felizes meu povo pelos momentos de alegria e satisfação que tivemos, mas o que seria dessa coisa boa, se não houvesse o oposto? Porém, não precisaria pegar tão pesado, não é mesmo?

Seria cômico se não fosse trágico.. falei certo? Creio que o otimista diria isso e mais: Próximo! Fechar uma porta e abrir a outra automaticamente. Que conselhão! 

Eu seguiria esse com certeza, mas me daria uns minutos de lágrimas debaixo do chuveiro também... afinal depois de tanto esforço, mereceria degustar esse sentimento tão, tão, tão... sei lá...despedaçador?

Queridos, desculpe o desabafo, mas nem só de alegrias é feita nossa jornada.

Grande beijo

5 comentários:

  1. Olá Ká,
    Obrigado por compartilhar este desabafo. Frustração é algo que vivencio com certa frequência em minha vida... Mas o que seria da vitória se não fosse o recomeçar e a nossa vontade de vencer? Ainda tens 999,9 tentativas pela frente... Bora continuar..rs..
    Tenha uma jornada maravilhosa e repleta de luz minha amiga!
    Abração,
    Flávio Nunes.

    ResponderExcluir
  2. Oi querido amigo Flavio!
    Que bom que deixou seu comentário e força por aqui.. tá certo mesmo.. bora continuar!Complemento que as alegrias, como são em maior número, superam esses declives do caminho.. não é verdade?
    Grande Abraço anjo.

    ResponderExcluir
  3. É este sentimento é o nunca queremos/esperamos sentir, seja por alguma coisa ou pessoa!
    sentimento este q qdo surge, surge sem pedir licença e o pior, como faz para mandar embora?
    ... ainda estou a procura desta resposta.
    :z bjo xuxu!
    taty!

    ResponderExcluir
  4. Oi Karina! No momento estou vivendo o mesmo sentimento. Estou me sentindo frustrada com minha profissão. Na semana passada estava me sentindo péssima, fracassada. Mas aí uma amiga me disse algo que me fez parar e pensar, disse que o nosso "eu" profissional é apenas 1/4 ou menos de nós, e que apesar da sociedade moderna dar tanto valor ao "eu" profissional, o nosso "eu" filha, "eu" esposa, "eu" mãe, "eu" amiga, e os outros nossos tantos "eus" são muito mais importantes do que o "eu" profissional. Nunca se sinta derrotada por falhar "eu" profissional, esse é o que menos importa! Tenho certeza que vc tem muito sucesso nos seus outros eus!!!!!! BEIJOOOOO

    ResponderExcluir
  5. Oi Babi,
    Adorei sua colocação... e tens muita razão.. eu chamo isso de auto avaliação para a reforma íntima. Precisamos estar de bem conosco e isso pode ser feito por partes...
    Sabe o que me inspirou o tema? Uma janelinha pequena fechada na minha cara, a qual se fosse o contrário, faria a mim e aos meus felizes... mas como vivemos dos momentos felizes, viremos a página. Já avisto outra janelinha..
    Grande Beijo

    ResponderExcluir