quinta-feira, 28 de abril de 2011

Trânsito - Estar ou não estar?

Olá pessoas!!

O que vou escrever aqui é um desabafo.

O que sinto agora? Tristeza, impaciência, desgosto e decepção.

Como muitos sabem, eu moro em São Paulo - SP, preciso dirigir pelas redondezas de casa, para levar e buscar minhas filhas em suas atividades diárias, mercado, médicos, enfim lugares que não dá para caminhar pela distância. Hummm.. até daria, mas como vivemos dentro de um grande relógio, nos movemos com os ponteiros dos segundos; necessito do carro por não escapar das correntes desse Tic Tac.

Qual minha frustração? A falta de disciplina, respeito ao próximo e educação nas ruas. Todos querem chegar primeiro, pegar o farol (bem paulista, né?) verde ou amarelo; fugir de radares, desviar de motoqueiros e chegar em seu destino são e salvos.

Quando quer sair ou entrar em uma via expressa, você se lembra de sinalizar com aquelas luzinhas piscantes bonitinhas que tem na frente e na traseira de seu carro? Você diminui sua velocidade e olha seus retrovisores, aqueles espelhos muito bem posicionados para diminuir seus pontos cegos, para ver se existe a possibilidade de entrar com seu carro?

Caso faça tudo isso, quantas vezes consegue: sem jogar o seu carro para cima de outro, uma buzinada de três segundos, um grito com aquelas exclamações mais saudáveis de ouvir e depois um dedinho para fora da janela, lógico que não é para saber a direção do vento.. ?

Bem, creio que todos estão me acompanhando até com o fervor do nervoso, lembrando de um ou outro episódio que aconteceu HOJE!!!!

Minha pergunta mais importante: Quantas vezes VOCÊ deu espaço até para uma ambulância com as sirenes berrando na sua orelha, passagem na sua frente? Qual é o problema de deixar um cidadão não muito diferente de ti, entrar na sua frente? O minuto que esperaria no farol vermelho, acabará com a sua vida assim como pode acontecer se atravessá-lo? A pessoa te ofenderá berrando um VSF, que responderá muito mais alto e mais criativo?

Meus amigos, a máxima "Faça para os outros, tudo aquilo que gostaria que fizessem para ti." Se fosse levada ao pé da letra, seríamos mais felizes, não é verdade?

SORRIAM galera, peçam desculpas, abaixem suas cabeças, sejam humildes, não vai doer deixar alguém entrar na sua frente, o trânsito fluirá, todos estaremos mais tranquilos, chegaremos em nosso destino sem atraso, evitaremos acidentes e passaremos para frente o lado positivo da tolerância.

Um dia fiquei tão nervosa com o que ouvi, que não tive reação, mas sorri... acredita que funcionou? Foi assim; Entrei numa ruazinha de mão dupla, com faixas amarelas duplas pintadas e as "tartarugas" no meio delas para ajudar a sinalização. No momento da curva, um outro carro quase me bateu de frente. Enfiei com todas as letras e força a mão na buzina que durou uns cinco segundos. O motorista do carro ao lado, disse a seguinte frase: "Não fica nervosa, é tão bonita para burrice do motorista errado!" Eu ri... desviei e fui para minha casa.

Depois de algumas horas, com os batimentos cardíacos controlados, refleti o lado positivo da frase do moço; pois minha vontade (naquele momento), foi dizer que a beleza e a disciplina no trânsito não impede acidentes na rua (lógico que quem me conhece sabe que não seria tão educada assim e usaria palavras de baixíssimo calão).. mas a loira aqui só mostrou os dentes...hahahaha..

Ufa... falei e pronto! Reflitamos queridos leitores e fiéis seguidores..

Grande beijo

6 comentários:

  1. Pois é mor... quem ler essas poucas palavras vai aprender e muito o quanto a tolerância e paciência são benéficos à vida de qualquer cidadão. Mais do que ensinar, espero que você tenha aprendido com suas próprias palavras.

    Sorrisos lindos como o seu serão muito mais bem vindos do que lágrimas causadas pela imprudência; intolerância; impaciência...

    Buckle up and drive safety!

    Te Amo!

    Uilton

    ResponderExcluir
  2. Oi meu lindo!
    As lições mais bem aprendidas são as ensinadas!
    Te amo sempre
    Mor

    ResponderExcluir
  3. Querida amiga Ká,
    Já tive a "sorte" e o desprazer de dirigir em Sampa City! Hoje tenho a mesma "sorte" e desprazer de dirigir no Rio de Janeiro. Em termos de buzina, palavras de baixo calão, dedos para o ar e fora da janela,... tudo aqui é muito igual!
    Não faço a mínima idéia, mas quando estou dirigindo todos gostam de me cortar..rs.. Engraçado falar isso, mas mesmo tentando fazer tudo certo, acabamos cometendo alguns erros simplesmente por que nossos queridos companheiros de rotina diária ao volante, são apressados demais, esquentados demais, ranzinzas demais, etc. Basta fazer cada um a sua parte, que como você bem disse, tudo fluiria muito bem. Se a regra de ouro fosse seguida, tudo seria bem melhor mesmo!
    Obrigado pelo texto e por dividir esta experiência com seus leitores... Eu me identifiquei com ela!!!!
    Tenha uma ótima semana minha amiga!
    Abração,
    Flávio Nunes.

    ResponderExcluir
  4. Oi Flá..
    Infelizmente estamos vulnerávies aos "brações" do trânsito, que se acham pilotos de F1. O triste é que isso consegue nos tirar do sério..rsrs
    Somos mais que isso, não é? Bora guentar o tranco e sorrir sempre!
    Brigada pela visita!

    ResponderExcluir
  5. Oi, Karina! Tudo bem? Adorei o seu texto e principalmente a frase "Faça para os outros, tudo aquilo que gostaria que fizessem para ti."
    Ja passei por dezenas de situações parecidas. Se vc errou, peça desculpas. Se vc não errou, aceite as desculpas. E apos as duas situações, siga em frente! Sempre!

    ResponderExcluir
  6. Querido Marco,
    Obrigada pela visita e comentário. Com certeza é masi difícil aceitar as desculpas, mas ocmo disse... sigamos sempre em frente!
    Grande abraço

    ResponderExcluir