terça-feira, 28 de junho de 2011

Professor rei ou verso?

Oi queridos,

Recebi esse vídeo de um amigo professor e como professora, me fez cair lágrimas dos olhos... (lembranças dos bons tempos amados).

Hoje eu não leciono numa escola ou clube, mas continuo ensinando.. Ah! sou formada em Educação Física.
Eu lecionava num "clube" dando aulas de basquete, natação, futebol de salão, volei, ginástica de salão, musculação e dança; tinha alunos de 3 anos à (como dizer isso) "melhor idade disposta" hahahahaha, ou seja, 3ª idade.

Era muito comum uma família dar o ar da graça de ter aulas comigo e mais comum ainda, ouvir o que um falava do outro, com lágrimas ou risos. Assim, euzinha, como um padre de confessionário, os ouvia e tentava acalmar os ânimos de maneira muito neutra.

Pessoas, conseguem  imaginar o quanto aprendi nesse mundo onde eu ensinava? Simplesmente muito... e de graça.

Hoje falar do profissional da educação dói. O quanto são financeiramente desvalorizados e desmotivados. Sabemos que o carinho que somos recebidos por muitos alunos não tem preço, mas precisamos comer, beber, vestir, construir e manter uma família, sabiam?

Somos seres humanos também... e precisamos ensinar isso às crianças de hoje, para que quando formadas saibam nos ver como pessoas iguais e não "deuses".

Quem com mais de 25/30 anos hoje, nos primeiros anos de escola, não ficava impressionado de ver um professor comer um sanduíche? Ou fumar um cigarro? E quando a professora de português esquecia de passar batom? Eles sabiam tudo, respondiam todas as perguntas. Falávamos: "Nooosssssaa! Vocês viram a professora Fulana? Ela estava sentada do lado do fulaninho comendo um lanche!" hahahaha..

O que aconteceu com nossos ídolos? Continuam ídolos, não é mesmo? E o que aconteceu conosco? Nós crescemos, amadurecemos...

Senhores políticos, eles não são "deuses" que não precisam nem de vento num dia de calor! São pessoas como nós e ainda estão lutando para alfabetizar, aguentam desaforos de petulantes filhinhos de papai e respostas mal dadas por pura falta de educação familiar de um pivete de 7 anos de idade.

Depois de vomitar em vocês fiéis leitores e queridos seguidores, um pouco de romantismo para essa profissão tão necessária e esquecida pelos "grandes" pequenos sem noção do nosso, ou melhor, do país de vocês.



Aqui mais uma lágrima.

Beijos
Karina

5 comentários:

  1. Também fui professor e sei bem o que é isso.

    ResponderExcluir
  2. Olá Adriano,
    Obrigada pela visita.. sempre é bom compartilhar os dissabores e vitórias de uma profissão, não é mesmo?
    Emoções... essas sempre sem explicações..
    Abraços
    Karina

    ResponderExcluir
  3. Olá Ká,
    Adorei a postagem e o vídeo da Professora Adozinda! Não pude conter a emoção ao ouvi-la, palavra após palavras, declamar o seu grande amor pela profissão!!!! Adorei o final: "Ser professor,... é ser palavra, é ser verso"!
    Abração minha amiga,
    Flávio Nunes.
    PS: Vou tomar a liberdade de publicar este vídeo no meu Blog!!!!

    ResponderExcluir
  4. Não sou professor por formação mas me sinto professor e aluno sempre... pois há sempre o que aprender ou ensinar...

    Parabéns more... show de bola.

    Te amo!

    Beijos

    Uil

    ResponderExcluir
  5. Ká,

    Ouvindo estas palavras, tive a certeza mais absoluta que não errei em minha escolha, por mais pedras que tenham surgido, e ainda surgem.
    E fico mais feliz ainda, de ver minha colega de profissão e amiga, compartilhar, traduzindo em palavras o que poucos conseguem lindamente, dizer o que pensa e sente.
    Parabéns por manter este espaço com carinho e compartilhar o que tem de melhor a oferecer.
    Beijos, querida

    ResponderExcluir